domingo, 7 de setembro de 2008

Dados x Informção

Custos versus benefícios percebidos
Os custos de prospecção, armazenamento e análise dos dados não podem ser superiores aos benefícios percebidos da utilização desses dados. Para cada folha de papel gasta no processamento de dados, no mínimo outras duas devem ser economizadas para justificar o investimento — uma para compensar o uso da que foi gasta e outra a ser poupada em decorrência das vantagens proporcionadas pela informação gerada.

Mais informação = menos custos
A quantidade de informação estratégica acumulada ao longo do tempo deve ser inversamente proporcional ao investimento necessário na prospecção, armazenamento e análise dos dados. Uma organização melhor informada deve necessariamente gastar menos em seus processos gerenciais, principalmente naqueles relacionados ao processamento das estratégias informacionais.

Muitos dados, poucas informações
A sustentabilidade de qualquer informação estratégica em uma organização está fundamentada na capacidade que os gestores possuem para organizar e sintetizar um grande número de dados em uma única informação que possa representar algum diferencial competitivo. Dados desorganizados e em excesso resultam no máximo em custos e desperdício de tempo e recursos. Deve haver um afunilamento gradual e constante dos dados coletados em direção às informações geradas.

Nenhum comentário: